domingo, 5 de agosto de 2012

Integração social através da Universidade


Projeto desperta jovens universitários para ações sociais e aplicação de projetos no País

Cíntia Tavares

“Educação Escolar: Direito de todos?”. Este foi o tema do trabalho desenvolvido e apresentado na 9º Mostra Acadêmica da Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba pelas alunas Eloisa de Toledo Cruz e Greice Kelly dos Santos. O artigo foi apresentado a partir da experiência que Eloisa acumulou ao atuar na casa de Acolhimento de Piracicaba e por presenciar a exclusão no dia-a-dia de crianças e adolescentes que vivem em abrigos.

Embora o artigo faça parte das apresentações, Eloisa não integrou a equipe que atuou no Projeto Rondon do Ministério da Defesa, em julho deste ano (2011). Contudo, a orientadora do artigo e coordenadora do projeto Rondon, Márcia Lima Vieira explica que aliado a esta visão, o projeto Rondon envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população, com o intuito de promover a integração social e ainda aproximar os estudantes universitários da realidade do País.

Estudantes e professores desenvolveram ações voltadas para o trabalho educativo de formação de professores alfabetizadores para a educação de jovens e adultos no Estado do Amapá. A coordenadora do projeto Márcia Lima Vieira explica que o grupo atuou com a realização de trabalho pedagógico e recreativo com crianças das diversas comunidades. “Ficamos 17 dias no Amapá, tendo um dia de ambientação e um dia de avaliação e encerramento em Macapá. Assim, nossa atuação no município é de 15 dias”, explica.

Os rondonistas - como são chamados os participantes do projeto, trabalharam pela aplicações das atividades nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia, produção e trabalho. Cada equipe foi composta por 10 rondonistas, sendo dois professores e oito alunos dos cursos de graduação.
Márcia ressalta que a composição de uma equipe multidisciplinar acontece de forma a atender as demandas do município e as ações incluídas no plano de trabalho. A Unimep atuou no Conjunto A, que é “Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde”. Dessa forma, a proposta enfatizou a Formação de professores, agentes de saúde, merendeiras e monitores do PETI e encontros com a comunidade, a juventude, os idosos e as crianças do município.

“O trabalho no município é sempre desenvolvido por duas instituições. Atuamos com a faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP Ribeirão Preto que assumiu o conjunto B de atividades, enfatizando as áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho”, destaca.

O Projeto é coordenado pelo Ministério da Defesa e todas as atividades são realizadas com o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessária às operações. Recebe, ainda, a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais, da União Nacional dos Estudantes, de Organizações Não-Governamentais, de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e de outras Organizações da Sociedade Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário