domingo, 5 de agosto de 2012

A saúde como fator prioritário


Cíntia Tavares

O que é prioridade para você? Quando falamos em “prioridade” referimo-nos à referência conferida a alguém, relativamente ao tempo de realização do seu direito*. Ou seja, significa basicamente, colocar em prática o que é por direito de outra pessoa e o tempo destinado a tal ação demonstra a relevância que a atividade representa à pessoa. Relacionemos então a palavra “prioridades” com a saúde em Piracicaba e região e a que conclusão é possível chegar?

Há exatidão nas informações quando dizemos que a saúde em Piracicaba, Santa Bárbara d’oeste e demais cidades da região, é a prioridade atual? Sabemos que a resposta é um reflexo de um problema bem antigo no Brasil, mas à que são enviadas as autoridades políticas? Certamente, que são comissionadas a assumir e cuidar das necessidades da cidade, proporcionar os avanços e resolver os problemas.

Em matéria publicada pelo Na Prática, acompanhamos o relato dos pais de uma criança de cinco anos, desejosos por um atendimento de qualidade e decepcionados com o retorno da equipe médica.  Questione-se então, o fator decisivo para a conclusão de um atendimento de qualidade, o direito. Um atendimento humanizado e eficaz deveria ser algo natural nos Prontos-Socorros das cidades brasileiras, todavia o que vemos é falta de preparo e algo ainda pior, descaso.

A saúde pública encontra-se em um cenário crítico, explico-me. Um governo que destina pouco investimento na saúde de seu país torna deficiente o contexto de todas as regiões nele inseridas. Como se portasse correntes, e fizesse de médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais prisioneiros de uma equipe que não lidera com afinco a causa da saúde.

Profissionais e administradores da área da saúde, discutem a “Humanização do Atendimento Hospitalar”, as reflexões a que se chega apresentam resultados impactantes diante de uma sociedade que só espera por uma resposta: Qualidade e dignidade no atendimento.

A humanização inicia na segurança do Hospital, percorre a recepção do Hospital, na triagem e no acompanhamento médico. Ela deve ser como uma corrente. Uma corrente de valores que declara a missão da Instituição Hospitalar, fazendo com que à todos os envolvidos ela seja real.

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