domingo, 5 de agosto de 2012

Na travessa do amor



Em Santa Bárbara d’Oeste, ruas recebem nomes de sentimentos

Cíntia Tavares

Alguém já lhe disse que o seu nome tem tudo a ver com a sua personalidade ou com as atitudes que tem? Acredite ou não, mas com as ruas isso também acontece. Ao menos no Jardim Vista Alegre, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste. Lá as ruas, avenidas e travessas receberam nomes de sentimentos e emoções através do decreto do prefeito Isaías Hermínio Romano de número 1715/83 de 26 de janeiro de 1983.

Na Rua do Amor, número 685, a Amev (Associação dos Moradores do Eldorado, Vista Alegre e Adjacências), faz jus ao endereço que recebeu e desenvolve um trabalho de formação de cidadão com 95 crianças, 15 adultos e cerca de 20 idosos. A instituição foi fundada em 2004 por Benedito Samuel Barbosa, que idealizava a construção de um espaço onde as crianças receberiam atividades que auxiliem no desenvolvimento do caráter. Barbosa conta que um pouco antes, na década de 90, o movimento já existia reunindo crianças e adolescentes. “Chegamos a reunir uma médica de 100 crianças e adolescentes. O trabalho começou a crescer e logo a equipe aumentou”, ressalta.

Foi nesta fase do projeto que a psicopedagoga Rita de Cássia Martins Souza se aliou ao trabalho. Foi então que surgiu a parceria que iria promover o início das oficinas na associação. “Nós incluímos um projeto meu que se chama Recanto da Criança, através dele iniciamos as oficinas de preparo com os grupos que recebemos”, explica.

Matheus Felipe da Silva, tem 9 anos e é uma das crianças atendidas pela Amev. Para ele, as oportunidades oferecidas são ensinamentos que podem ser levados por toda a vida. De tudo, o que ele mais gosta é das aulas de esporte, de jogar futebol e brincar de circo. Mas, não pense que ele quer ser jogador de futebol e nem quer viajar com o circo, ele quer mesmo é ser médico. E afirma, “quero ajudar as pessoas”.

De segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30, a Amev realiza as atividades com o público participante. Para as crianças e adolescentes de 3 a 16 anos são oferecidas as oficinas de dança, teclado, violão, esporte, artesanato, inclusão digital e informática. Uma parceria com a prefeitura do município possibilita ainda as aulas de Karatê, circo, orientação psicológica, desenho artístico, alfabetização para adultos e grupo de idosos. Neste período, há ainda as capacitações profissionais, em cursos como Assistente Administrativo, Vendas e Informática.

Rita reforça que o trabalho da Amev prioriza, inteiramente, o relacionamento humano, criando um ambiente familiar, baseado no diálogo, no ensino e no acolhimento. “Informar é formar. Sabemos que cada vez mais a carência está relacionada ao afeto e ao diálogo, e não tanto mais às questões financeiras. Todas as regras são mantidas por eles mesmos”.

Há algumas quadras dali, na Rua da Bondade, número 417, a Drogaria Vista Alegre, desenvolve há 20 anos o cuidado com a saúde. José Alécio Sousa Bezerra trabalha há 19 na farmácia. “Uma vez uma senhora teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e eu auxiliei nos primeiros socorros. Depois de algum tempo ela voltou ao estabelecimento para agradecer pelo atendimento prestado”. Este é apenas um dos casos em que Bezerra afirma perceber que a bondade vai além da cor, da religião ou dos valores individuais de cada ser humano. “Nosso intuito é ajudar qualquer pessoa. É gratificante ouvir alguém dizer: Você salvou a minha vida! A gente faz o bem sem olhar a quem”.

Uma forma de atendimento que já não é realizada nos últimos anos ainda faz parte da dinâmica de trabalho desta equipe. Eles se descolam até a residência do cliente para o atendimento domiciliar. Ele destaca que este atendimento geralmente é feito com pessoas acamadas, ou que sofreram algum tipo de acidente ou cirurgia. “Medimos a pressão, aplicamos o medicamento. Um paciente em especial, que mora aqui nesta mesma rua, ficou surpreso quando cheguei à casa dele para o atendimento. Ele não conseguia se locomover e este tipo de cuidado, facilita o tratamento”, explica.

Fora do bairro

É na Avenida da Amizade - uma das mais conhecidas na cidade, que grupos de amigos encontram um espaço para conversar, ter momentos de diversão ou até mesmo fazer novas amizades. O point que atrai estas pessoas é o Posto de Combustível e Padaria da Amizade. Mas o que quase ninguém sabe é que a empresa é resultado de uma amizade de longa data. Gabriela Luchiari, é filha de um dos proprietários e conta que o estabelecimento surgiu há cerca de 17 anos. Os fundadores? Dois melhores amigos de infância. “O primeiro passo foi selar a amizade com a inauguração do Posto, em seguida o surgimento da Padaria deu sequência a essa história”.

Outras ruas

Rua da Alegria
Rua da Amizade
Rua da Beleza
Rua da Benignidade
Rua da Bonança
Rua da Vontade
Rua das Bem Aventuranças
Travessa da Camaradagem
Travessa da Caridade
Travessa da Comunhão
Travessa da Felicidade
Travessa da Harmonia
Travessa da Justiça
Travessa da Mansidão
Travessa da Paz
Travessa da Sabedoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário